quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ESSE TAL MOVIMENTO ESTUDANTIL

ESSE TAL MOVIMENTO ESTUDANTIL

Saiba qual o papel desempenhado hoje pelo movimento que representou um dos principais focos de resistência à ditadura militar no Brasil.

Na década de 60, participar do movimento estudantil era, acima de tudo, correr riscos. Risco de perder ávida, perder a esperança, e, especialmente perder a liberdade. Em uma época onde jovens morriam lutando por seus ideais, a união de estudantes era o caminho encontrado por muitos para dar força a suas idéias e reivindicar uma sociedade mais justa e igualitária.
Hoje, com as mudanças no cenário político-econômico nacional, muitos dos ideais originais do movimento estudantil se perderam e a maioria dos estudantes parece “aprisionamos” dentro de um sistema que não prioriza o coletivo. Porem, jovens considerados por muitos obstinados e idealistas se sobrepõem às dificuldades e continuam lutando,mostrando que a historia do movimento estudantil está liga, sobretudo, à resistência à criação de uma sociedade individualista.
“Nossa contribuição com o movimento é muito importante, especialmente para a área da educação”, conta a estudante 2º ano de enfermagem da Uniararas (Centro Universitário Hermínio Ometto) Ellen Cristina Reis, 19 anos. Para ela, os estudantes desempenham papel fundamental, porque enxergam a educação de perto, vivenciando seu dia a dia. “os estudantes conhecem melhor os problemas, porque se depara com eles o tempo todo. Assim, é muito fácil identificar e levar as problemáticas para o governo, como foi o caso da reforma universitária, por exemplo,”destaca.

Manuel Bandeira,Vice-presidente do GEEC.

0 comentários: